São Paulo vence Libertad e assume liderança do grupo na Libertadores; veja classificação
- 26/04/2025
Triunfo no Paraguai deixa SPFC na liderança de sua chave na Libertadores
Nesta quarta-feira (23), o São Paulo conseguiu um passo importantíssimo na empreitada rumo às oitavas de final da Copa Libertadores. Jogando em Assunção, o time comandado por Luis Zubeldía controlou os paraguaios e saiu com um importante 2 a 0 no placar. Os gols foram marcados pelo jovem Lucas Ferreira e André Silva.
O resultado é fundamental para o SPFC, que vinha de empate amargo com o Alianza Lima, no MorumBis. A vitória diante do Libertad faz o Tricolor assumir a liderança do Grupo D com 7 pontos, contra 6 dos paraguaios. O Alianza tem 4, contra zero do lanterna Talleres.
Faltando três jogos para o fim da fase de grupos, o São Paulo tem duas partidas no MorumBis – contra o próprio Libertad e o Talleres. O próximo jogo pelo Grupo D ocorre somente em 6 de maio, em Lima, contra o Alianza Lima.
Como foi construída a vitória do São Paulo diante do Libertad
Apesar de jogar na casa do adversário, o público modesto que apoiou o Libertad no Estádio Tigo La Huerta não intimidou o SPFC. Muito pelo contrário. Os primeiros 25 minutos de jogo foram de absoluto domínio do time de Zubeldía, que perdeu a chance de ir ao intervalo com vantagem no marcador.
Aos 15 minutos, Wendell contou com desvio da zaga e, livre, deu cruzamento açucarado para André Silva. Mesmo com o goleiro Morínigo batido ao chão, o centroavante chutou por cima da meta do Libertad. Uma chance inacreditável que fez Zubeldía se irritar no banco.

Na etapa final, o técnico argentino acionou Lucas Ferreira na vaga de Cédric Soares e a decisão mostrou-se certeira. Aos 16 minutos, o meio-campista recebeu passe na ponta esquerda, invadiu a área e bateu na saída de Morínigo. Foi o primeiro gol da cria de Cotia no profissional.
O SPFC se salvou minutos depois quando o Libertad, com Melgarejo, desperdiçou uma penalidade. Já no fim, André Silva se redimiu do gol ‘Inacreditável F.C.’ perdido na etapa inicial e aproveitou cruzamento de Ferraresi para guardar de cabeça.
Sequência do SPFC no Brasileirão e na Copa do Brasil
Antes do duelo contra o Alianza, o São Paulo tem o Brasileirão Betano e a Copa do Brasil para se preocupar. Neste sábado (26), a equipe encara o Ceará, na Arena Castelão. Na próxima terça (29), há o jogo de ida da 3ª fase da CdB diante do Náutico, em casa. No dia 2, o Tricolor recebe o Fortaleza, também no MorumBis.