DEVOTOS SOBEM MORRO DA CONCEIÇÃO NA VÉSPERA DO DIA DE NOSSA SENHORA E ANTECIPAM HOMENAGENS
- 07/12/2021
- 0 Comentário(s)
Devotos foram até o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, nesta terça (7), para homenagear Nossa Senhora da Conceição, na véspera da data oficial. A Festa do Morro, evento que reverencia a santa e começou em novembro, tem programação de missas, carreatas e estrutura de confessionários na área externa do santuário.
Nesta terça, estão previstas missas às 6h, 8h, 12h e 16h, além de novenas, às 10h e 14h, e do Momento mariano, às 18h, e da Novena Solene, às 19h30.
O fiel Osmarino Marques contou que prefere celebrar a fé um dia antes do feriado, que acontece na quarta-feira (8) e marca a data dedicada à santa.
"No dia mesmo, aqui, fica muito lotado. Quando a gente vem antes, é mais tranquilo", contou. Ele disse que Nossa Senhora da Conceição é alvo de devoção de longa data de sua família. "Agradeço a ela por todas as bênçãos que eu vivo. Aqui é um momento de agradecer mesmo", afirmou.
A aposentada Maria Luíza contou que também prefere antecipar suas orações no Santuário. "É mais tranquilo.Na minha idade, é melhor vir para cá antes. Saí de casa as 4h para pagar uma promessa pelo livramento que Nossa Senhora tem dado a mim e para a minha família. Só de estar aqui viva já agradeço tanto", declarou.
Dia da festa
Na quarta-feira (8), foram programadas as tradicionais missas campais de hora em hora, que ficaram suspensas em 2020 por causa da pandemia da Covid-19.
As celebrações voltam a ocorrer em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, com transmissão pelo YouTube, no canal do Santuário do Morro da Conceição.
No palco montado na praça em frente a torre da igreja, as missas têm início nos seguintes horários: meia-noite, 2h, 4h, 6h, 10h, 12h e 14h. Dentro do santuário, a primeira celebração começa à 1h, e as demais acontecem às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
De acordo com a organização do evento, são disponibilizados, a cada missa, 480 lugares nos bancos da igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas em torno do santuário. Isso representa 80% do total da capacidade do espaço.
Para finalizar a programação dedicada à santa, na quarta-feira (8) há uma carreata de encerramento, que leva a imagem da santa por vários bairros do Recife. A concentração acontece às 15h, com saída prevista para as 16h do edifício-sede da prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.
A carreata segue até a Praça do Morro da Conceição, onde é realizada a celebração de encerramento da Festa do Morro. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido preside a cerimônia, que começa a partir das 19h30.
Restrições da pandemia
Assim como aconteceu em 2020, neste ano a programação tem restrições de acesso devido à pandemia da Covid-19. Os fiéis devem acessar a igreja através das duas entradas frontais. Para sair do local são utilizadas as duas saídas laterais próximas ao altar da igreja.
Para chegar até a imagem da santa, acontece o controle de pessoas para uma rápida visitação, com acesso por duas entradas laterais e retirada através de uma saída que fica por trás da santa.
Os devotos que querem acender velas devem entregá-las a voluntários que foram capacitados por profissionais de saúde para fazer a higienização segura do objeto. Outra opção para os fiéis é doar as velas para a igreja.
Mudança no transporte
Devido a intensa movimentação de fieis, linhas de ônibus foram ampliadas para facilitar a locomoção dos devotos. Além disso, o acesso de carros ao morro deve ser restrito a partir das 10h desta terça (7), de acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
De acordo com o Grande Recife Consórcio, na quarta-feira (8), dia em que é esperada uma maior concentração de devotos, 281 ônibus devem circular pela região. Os coletivos farão 2.536 viagens, ao longo do dia. São 123 ônibus e 999 viagens a mais do que em feriados comuns.
Também foi implantada uma parada de ônibus provisória na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044, na frente da Escola Profissionalizante Dom Bosco. O ponto atende penas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte).
Veja as linhas que terão reforço:
- 202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
- 207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
- 330 – Casa Amarela/CDU (Av. Caxangá)
- 513 – Córrego da Areia
- 515 – Nova Descoberta (Bacurau)
- 517 – Córrego do Inácio
- 520 – Macaxeira/Parnamirim
- 601 – Bola na Rede/Macaxeira
- 604 – Alto do Burity/Macaxeira
- 611 – Alto José do Pinho (Cais de Santa Rita)
- 612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá)
- 613 – Morro da Conceição (Bacurau)
- 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe)
- 622 – Vasco da Gama (Cabugá)
- 623 – Vasco da Gama (João de Barros)
- 624 – Brejo
- 626 – Brejo (Bacurau)
- 630 – Vasco da Gama/Derby
- 631 – Nova Descoberta (Cabugá)
- 640 – Guabiraba/Derby
- 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
- 642 – Guabiraba (Córrego Jenipapo)
- 643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
- 644 – Largo do Maracanã (Conde da Boa Vista)
- 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
- 680 – Vasco da Gama/Afogados
- 718 – Córrego do Euclídes/Derby
- 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
- 902 – Mirueira/Macaxeira
- 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira
- 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
- 1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
- 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
Fonte/Foto: G1 Recife