PAI DE ADOLESCENTE MORTO DURANTE AÇÃO DA PM E AMIGO QUE ESTAVA COM GAROTO SE ABRAÇAM EM REENCONTRO NA DELEGACIA E DEPÕEM
- 15/12/2021
- 0 Comentário(s)
O pai do adolescente Victor Kawan Souza da Silva, de 17 anos, e um amigo do jovem prestaram depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira (15). O adolescente, que estava com esse colega, foi morto durante uma abordagem da Polícia Militar, na Zona Norte do Recife. Dois cabos da PM foram afastados devido ao caso.
Depuseram o pai do jovem, José Luiz Amâncio, e o colega dele, Wendel Alves, de 18 anos, que pilotava a moto em que o menor de idade estava quando houve a ação policial. Ao se encontrarem, o pai e o amigo de Victor Kawan se abraçaram, bastante emocionados, e se ampararam até a porta da delegacia.
O depoimento de Wendel começou por volta das 9h20, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O pai de Victor começou a ser ouvido por volta das 12h (veja vídeo acima).
As oitivas são feitas pelo delegado Roberto Lobo, que não quis falar com a imprensa no local.
Victor Kawan Souza da Silva morreu no sábado (11), depois de ser baleado no bairro de Sítio dos Pintos. Ele estava em uma moto com o amigo Wendel Alves, que o chamou para capinar um terreno. Wendel afirmou que não tinha carteira de motorista e, por isso, não obedeceu de imediato a ordem de parada.
Esse outro jovem foi detido pela PM, que disse ter apreendido um revólver calibre 38 com seis munições, mas não divulgou imagens da arma e nem divulgou informações sobre o que foi feito com esse material supostamente apreendido.
Fonte/Foto: G1 PE
Segundo a mãe do adolescente, Janaína de Souza, Victor Kawan era bastante querido na comunidade onde morava (veja vídeo acima).
Apesar de não ter idade para trabalhar formalmente, o jovem não ficava parado e, a todo tempo, desempenhava pequenos trabalhos para vizinhos e parentes. Ele trabalhava num lava a jato do irmão e numa lanchonete. No dia em que morreu, segundo os pais e a irmã, tinha ido capinar um terreno.
Os parentes e o amigo de Victor Kawan preferiram não se pronunciar antes dos depoimentos. No entanto, eles confirmaram que o garoto que é carregado por um policial em um vídeo, gravado em uma área de mata, é de fato o adolescente que morreu..
A família de Victor denunciou que os “policiais já foram atirando" e pediu justiça (veja vídeo acima). Assim, os parentes contrariaram a primeira versão da PM, divulgada no domingo (12), de que tinha ocorrido um "tiroteio".