MORADORES DE CIDADES COM BAIXA COBERTURA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SERÃO IMUNIZADOS EM CASA

  • 14/12/2021
  • 0 Comentário(s)

MORADORES DE CIDADES COM BAIXA COBERTURA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SERÃO IMUNIZADOS EM CASA

A partir de quarta (15), equipes do governo de Pernambuco vão até as casas das pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. A iniciativa tem como foco atingir localidades com índice de vacinação completa inferior a 50% do público-alvo. Depois, o programa chegará até os municípios com taxas de imunização encerrada entre 50% e 60% da população elegível.

O Programa Vacina Mais Pernambuco foi lançado nesta terça (14), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, na área central do Recife.

Para chegar até esse público e avançar na vacinação, o governo vai usar seis vans e dois veículos 4x4. A meta é vacinar as pessoas que não tomaram alguma dose da vacina contra a Covid,, inclusive indo até locais de difícil acesso, como engenhos.

A iniciativa começa pela Mata Sul do estado, região com piores percentuais de vacinação. As cidades de Água Preta e São Benedito do Sul serão as primeiras. As equipes atuarão nas cidades da quarta a domingo. Depois, seguem para outros seis municípios que estão com índices de vacinação completa inferior a 50%.

Em Água Preta, 89% dos moradores tomaram a primeira dose da vacina e 45, 3% completaram o esquema vacinal. São Benedito do Sul tem 59% dos moradores vacinados com a primeira dose e 45% com o esquema completo de vacinação.

Na segunda etapa, serão visitados moradores de Gameleira, São José da Coroa Grande, Quipapá, Catende, Escada, Ribeirão

São 80 pessoas entre técnicos, enfermeiros, e motoristas contratados pelo governo de Pernambuco para o trabalho. A iniciativa contra com o apoio das prefeituras.

Segundo o governo, o programa tem previsão inicial de duração de 90 dias, mas prazo pode aumentar se houver necessidade.

Atualmente 1.659.992 da população elegível, acima de 12 anos, não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado. Além disso, 571.833 pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso.

Análise

De acordo com a superintendente de Imunização do estado, Ana Catarina de Melo, o objetivo da estratégia é intensificar a vacinação nos municípios com menores índices de cobertura vacinal utilizando a estratégia de varredura.

“A ideia é vacinar todas as pessoas e passar por todos os locais, desburocratizando o processo e garantindo o acesso à vacinação durante os próximos 90 dias. Buscando atingir a meta de 90% de dose dois e chegar com isso ao esquema completo, e 60% de dose de reforço para a população elegível”, destacou.

A superintendente de imunização disse que o estado hoje conta com 18 municípios que precisam de uma intensificação maior da vacina em cinco regionais de saúde, sendo que oito deles estão com cobertura inferior a 50%.

São hoje os municípios de São Benedito do Sul, Água Preta, Gameleira, São José da Coroa Grande, Quipapá, Catende, Escada, Ribeirão.

“São municípios que de fato precisam de uma intervenção maior pela situação vacinal. A Mata Sul ainda concentra o maior volume de municípios com cobertura abaixo de 50%. Por isso foi a região escolhida para a ação inicial da vacinação”, observou.

As buscas por moradores para vacinação contra a Covid são realizadas em municípios da Região Metropolitana, como Recife e Olinda (veja vídeo acima).

Na capital, a ação de imunização nas comunidades começou em agosto. Desde então, foram aplicadas mais de 41 mil doses dos imunizantes em 121 localidades. No Recife, são imunizadas pessoas a partir de 12 anos.

A prefeitura também conta com os “carros da vacina”, que levam imunização para as comunidades. Os moradores não precisam agendar. Além disso, foi lançada uma campanha de premiação para quem tomar as doses.

Covid em Pernbambuco

Nesta terça, pelo quarto dia consecutivo, Pernambuco deixou de registrar o número de casos leves de Covid-19 confirmados no estado, devido ao ataque hacker que tirou do ar sites do Ministério da Saúde na sexta (10). Por causa disso, o estado contabilizou 17 novas infecções e nove mortes ocasionadas pela doença.

Fonte/Foto: G1 PE


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Seja bem vindo! Diga seu nome, cidade e pedido musica (Oferecimentos)

Anunciantes