Banda larga via fibra óptica: O Futuro cada vez mais próximo!

  • 01/05/2020
  • 0 Comentário(s)

Banda larga via fibra óptica: O Futuro cada vez mais próximo!

Em março a Anatel divulgou que todos os 5.570 municípios do Brasil já são atendidos por alguma das tecnologias de acesso à banda larga. Destes, 98,8% (5.502) já possuem acesso via fibra óptica, revelando que a fibra chegou em definitivo aos consumidores finais brasileiros. Completando essa realidade, o país possui 32,6 milhões de acessos à banda larga, e 10,7 milhões deles são por fibra. Para Marco Paulo Giannetti, coordenador técnico da Fibracem, estamos assistindo uma realidade da qual se ouve falar há tanto tempo: a substituição dos fios de cobre por fibra óptica. "Em janeiro desse ano a quantidade de acessos por fibra ultrapassou a quantidade de acessos via par metálico. Para as demais tecnologias praticamente não teve alterações, mas desde o início de 2017 o crescimento da fibra é vertiginoso e não para. Em apenas três anos cresceu perto de 4,8 vezes. Mais do que acessar a internet, o meio de fazê-lo é crucial para o desempenho do serviço a ser executado", afirma.

Faz parte desse crescimento os pequenos provedores que respondem por mais da metade do Market Share, em um movimento de formiguinhas que forçou as operadoras a saírem da zona de conforto e ampliarem suas redes ópticas. Tal cenário revela uma estrutura que permitirá ao Brasil dar passos consideráveis futuramente, e é onde estão concentradas as atividades e o portfólio com soluções de infraestrutura para redes ópticas da Fibracem. A empresa acompanha esse movimento e as tendências para atender o que virá no segmento de comunicação óptica, e mantém equipe de desenvolvimento de produtos para novas necessidades do mercado.

"A curto e médio prazo, devido à sua capilaridade, as redes ópticas serão fundamentais no Brasil para a implantação de vários serviços, dentre eles o 5G, a IoT (Internet das Coisas) e a Industria 4.0. Além da necessidade de velocidade, baixa latência e do grande volume de informações geradas pelos inúmeros sensores da IoT, necessitamos que as redes ópticas sejam convergentes para o pleno funcionamento de todas essas tecnologias simultaneamente", esclarece Giannetti..

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

Adelino de Carvalho Júnior

Programa Virgília da Madrugada

21:01 - 21:59

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Melin

Ouvi dizer

top2
2. Márcia Felipe e Ferrugem

Tá difícil

top3
3. ivete Sangalo

Meu peito dispara

top4
4. Ludmilla e Anitta

Favela chegou

top5
5. Xand Avião

Casal raíz

Anunciantes